Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
-->

segunda-feira, 2 de abril de 2012

4 meses depois...

Me desculpem a demora... realmente trabalhar, estudar e ser viciada em basquete despende mais tempo do que eu poderia imaginar!!!
Como ando sem ideias resolvi partilhar com vocês uma "cartinha super carinhosa" que escrevi para a NBB...
Ainda não enviei... primeiro pq fiquei com medo de retaliação, segundo pq simplesmente passou o tempo e ela ficou arquivada aqui... Ainda penso em mandá-la... quem sabe...
Divirtam-se com a leitura!


Meu nome é Sheila, tenho 29 anos e segundo o Art.2º da Lei Federal 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor) sou torcedora do time do Franca Basquetebol Clube. Acompanho o basquete há poucos anos, quando comparado ao tempo que muitos dos senhores estão nesta modalidade. Mas ao longo dos 10 anos que venho freqüentando as partidas, tanto do campeonato estadual, quanto do campeonato nacional, venho percebendo que tanto a Lei supracitada, quanto os regulamentos redigidos pelos próprios senhores não vem sendo cumprido de forma satisfatória ou mesmo de forma legal. O que venho pedir através desta, não é privilégios para a torcida francana e nem tratamento diferenciado, estou pedindo que a lei Federal e o regulamento da NBB sejam cumpridos.
Vou relatar um acontecimento no último dia 19/01/2012 no jogo entre Franca e Uberlândia pela última rodada do 1º turno, realizado no ginásio Pedrocão aqui em Franca. Como sempre acontece entre as cidades de Franca e Uberlândia e com seus respectivos times, a torcida do Uberlândia veio a Franca. Foi reservado um lugar que garantia segurança e comodidade aos torcedores do time visitante. Não sei como andam as coisas em Uberlândia, mas aqui em Franca somos orientados diuturnamente sobre o uso de aparelhos sonoros e outros equipamentos que possam prejudicar não só a nossa equipe, mas também a integridade física de jogadores e demais torcedores. Durante a apresentação das equipes, o que segundo as regras FIBA já é considerado “jogo”, a torcida mineira fez uso de um equipamento sonoro, insistentemente. Como aqui em Franca somos tratados de forma diferente e sempre levamos a culpa por tudo, falei com o representante da NBB, no intuito de mostrar a ele que não era a torcida francana que fazia uso de tal equipamento, mesmo sabendo que a competência de coibir/proibir a entrada no mesmo no ginásio era de responsabilidade da equipe francana. Para minha surpresa, o senhor, que na minha interpretação do regulamento e das leis nacionais e internacionais que regem o basquetebol, é a autoridade máxima durante o jogo, se isentou de toda responsabilidade, dizendo que quem tinha que fazer cumprir a regra seria o árbitro da partida, quando fui me dirigindo ao local aonde se encontrava o árbitro principal, o senhor que representa essa entidade, para minha surpresa, descumpriu o parágrafo 4º e o 10º do regulamento da NBB. Todos sabemos que a torcida de Franca e o senhor Lula já apresentam histórico de problemas de convivência desde a época da equipe do Ribeirão Preto. Não havia necessidade deste senhor, agir da forma brutal e grotesca como agiu, incitando os torcedores a cobrarem incisivamente providências. Aliás, a equipe de seguranças, tão logo percebeu a solicitação que eu havia feito ao representante, se prontificou e além de instruir a torcida visitante, retirou o equipamento sonoro do qual eles faziam uso.
Era uma coisa tão banal de resolução tão prática, que não havia necessidade desse senhor ter descumprido o regulamento desta competição quando me destratou. Bastava que ele usasse o bom senso e tomasse as providências, já que, imagino eu, todos estamos em busca do melhor para este esporte.
Porém, não posso deixar de expor aqui as atrocidades que este mesmo senhor permitiu no jogo Bauru x Franca, realizado no dia 08/12/2011 no ginásio Luso Brasileiro em Bauru. Aquele ginásio não apresenta as menores condições exigidas no Estatuto do Torcedor para receber jogo. A equipe de Bauru é uma equipe que abrilhanta e muito o campeonato nacional, mas o ginásio da Luso não apresenta condições proporcionais ao time. O representante da NBB permitiu que os torcedores de Bauru se sentassem atrás do banco de reserva de Franca, a menos de 1 metro destes e sem que nenhuma atitude tenha sido tomada. Aliás, este mesmo senhor permitiu que as pessoas ficassem em pé atrás das tabelas, haja vista que a venda de ingressos superou a capacidade máxima prevista para aquele ginásio. Ai eu pergunto, por que aqui em Franca, o senhor Marcelo, outro representante da NBB, pegou uma trena antes do primeiro jogo e mediu a distância atrás do banco de reserva do adversário até a arquibancada e os demais não realizam esta mesma medição nos outros ginásios?
Ao longo destes 10 anos de freqüência aos ginásios (Franca, Uberlândia, Limeira, Bauru, Rio Claro, Paulistano, Brasília...) nunca vi serem cobradas as determinações que cobram aqui em Franca. Nunca tivemos a segurança que proporcionamos aos adversários aqui. Um exemplo claro da falta de cumprimento das exigências feitas aqui em Franca pode ser visto no vídeo do jogo Tijuca x Franca realizado no Rio de Janeiro, no dia 07/01 do presente ano. Aonde além de estarem sentados dentro da área de 3 metros atrás do banco de reservas do adversário, os torcedores, utilizaram de uma buzina que atrapalhava inclusive a transmissão da Sportv. Volto a dizer que não quero que Franca seja tratada de forma especial, que tenha privilégios, quero que todos os times e todas as torcidas sejam tratadas de forma equitativa. Sem privilégios ou prejuízos para nenhuma das partes envolvidas.
Passei algum tempo me dedicando a rica leitura do regulamento da NBB, seus demais documentos e do Estatuto do Torcedor. E cheguei à conclusão de que todas as minhas manifestações estão previstas neles, então por que os senhores, membros da diretoria desta entidade, não dão conhecimento da íntegra de todos esses documentos a seus representantes e as entidades esportivas e exijam que eles sejam cumpridos?
Por que sujeitar um público apaixonado pelo basquete e que sustenta os cargos de vocês a atitudes e tratamentos que os senhores não desejam nem para si próprios?
Estou cansada de ser tratada de forma indiferente quando chego em ginásios de outras cidades, cansada de ensinar aos mais novos as leis e regulamentos, uma vez que apenas Franca cumpre-os. Foi um trabalho longo e cansativo, conscientizar e mobilizar a torcida francana para que respeitassem a área atrás do banco do adversário. Será que terei de ser eu e meu grupo de amigos torcedores do Franca que teremos que nos espalhar pelo ginásio e educar as pessoas? Até quando as baixas grades que cercam todas as quadras de todos os ginásios deste País vão segurar a ira de torcedores que tiveram seus direitos usurpados?
Peço igualdade de tratamento, igualdade na aplicação da regra, igualdade na punição dos clubes envolvidos e principalmente solicito que esta entidade exija de  seus representantes, que eles façam o uso de suas atribuições levando em consideração uma forma de não macular o nome desta entidade. A lei Federal não existe para ser engavetada, ela existe para ser cumprida. O mesmo deveria se aplicar ao regulamento do campeonato. Sem questionamentos, sem exceções. Tudo em prol do público que é o que sustenta este esporte e seus cargos nessa entidade.
Poderia citar todos os artigos e parágrafos relevantes, mas estou certa que os senhores já os conhecessem.
Agradecendo desde já a atenção.
Muito obrigada,
Sheila.

(Lembrando que recentemente, em um jogo Brasilia x Flamengo tivemos outros atos de vandalismo e demonstração PÚBLICA do desrepeito aos torcedores e até agora nenhum providência foi tomada por parte dos diretores da NBB e nem de seu departamento jurídico.)

9 comentários:

  1. onde assino??? Você conseguiu sintetizar o sentimento de todos os TORCEDORES, não só Francanos mas de todas as cidades que levam o basquete a sério.Parabéns Sheilita!!!

    ResponderExcluir
  2. E o engraçado Sheila é que devo imaginar como vcs devem ter estado aqui na ASCEB,ouvi papos uma vez em playoff na temporada passada que Uberlândia veio pra cá e com as arquibancadas atrás da tabela que construiram..uma delas ficou com a posse do Uberlândia.
    A confusão daqui aliás que vc citou...é..faltou policiamento...na hora que aconteceu o caso e eu tava lá...não se viu 1 policiamento.
    Mas na verdade vc disse tudo Sheila!Aliás tem um video no youtube em que polícia e torcida de Uberlândia se deglariaram aí no Póli.
    Teve uma vez que ocorreu no Rio,Tijuca e Franca...nada ser feito a um torcedor lá que usou algo sonoro e até atrapalhou na época o trabalho da imprensa pelo barulho feito.
    O NBB é uma zona,torcedor é mal tratado,a imprensa mais ainda(algo que no Paulista a imprensa tem liberdade de trabalhar)e é muita regra não cumprida.
    O Lula,já vi ele bocejar em jogo do NBB...como ele vai fazer algo?Não está nem preocupado!
    A vez que vcs protestaram sobre a vergonha que aconteceu uma vez contra o Pinheiros...mandaram tirar as faixas numa censura danada.
    E olha que vcs de Franca são uma dos poucos lugares a baterem de frente com a Liga e a Liga gosta de lugares aonde tem oba oba e ninguém bate de frente e se bater vira persona non grata.
    Belíssimo texto Sheila!!
    E não suma hein,embora eu entendo que sua vida anda corrida!
    Belíssimo texto!
    Abraço
    Igor
    e desculpa se me estendi no comentário!!
    É basquete tem que ser levado a sério sim,aliás são tantos esportes que não são levados a sério hein!deveria que todos serem levados a sério,e regras serem regras!
    Meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter quem quiser seguir o blog é o @blogdoigor05
    E não dará em nada essas coisas,sejamos sinceros.Mas tem que registrar e protestar sempre,ninguém pode se calar!

    ResponderExcluir
  3. Eu eu assino onde??? E o que vc está esperando para enviá-la, Sheila???

    ResponderExcluir
  4. Perfecto! Bem, acompanhamos de perto essa construção, porém suas palavras conseguiram ir ainda além do que imaginei. Esse descaso com que são tratados os torcedores, jogadores e toda a equipe de profissionais no basquetebol brasileiro é vergonhoso. Chega a ser revoltante quando impõem tantas regras em um único lugar e fecham seus olhos para tantos outros. Não é simplesmente um caso de "incômodo" de jogadores e/ou torcedores. É uma questão de segurança de torcidas, atletas, jornalistas, fotógrafos, entre outros. Mais uma assinatura? Envia sim essa carta Sheilita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês acham q via email ou recolhemos assinaturas e enviamos pelo correio?

      Excluir
  5. Vocês acham q via email ou recolhemos assinaturas e enviamos pelo correio?

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que via email Sheilita!!embora não se surpreenda se não lerem e passarem por cima disso,pois como todos nós sabemos: o NBB é uma zona aonde no final vão querer maquiar os problemas e falar que está tudo bem,sendo que sabemos que não está!

    ResponderExcluir
  7. O recolhimento de assinaturas seria algo interessante, mas será que é viável? Fico em dúvidas quanto a isso, pois seria algo mais lento, bem mais lento.

    ResponderExcluir
  8. Hi, Happy New Year.

    Nice site, very informative. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderExcluir